Cultura Organizacional

porLouise Andrade

Cultura Organizacional

O que é a Cultura Organizacional?

É o conjunto de características próprias e fundamentais na construção da sua identidade, como missão, visão, valores, ambições da empresa, e o seu diferencial perante os concorrentes.

Para que serve essa cultura?

A cultura organizacional serve para apresentar aos colaboradores seus deveres, obrigações e quais comportamentos adequados para o ambiente de trabalho. Essas características da empresa devem ser respeitadas por todos os profissionais que trabalham no local.

Por que a Cultura Organizacional é importante?

A importância de existir uma cultura organizacional bem estruturada e adequada na sua empresa é a influência sobre: a experiência dos clientes com a marca ou produto; a motivação e comprometimento de seus funcionários com o trabalho que exercem; e por fim, os bons resultados que a empresa terá de retorno ao manter seus dois maiores pilares satisfeitos com a sua cultura.

Existe mais de uma Cultura Organizacional? 

É claro que sim! Cada empresa tem suas particularidades e pode escolher o tipo de Cultura Organizacional que mais se encaixa com seu negócio. Sendo as cinco principais culturas:

1- Cultura da Liderança Enriquecida e da Inovação

– O foco é identificar os profissionais engajados e que se destacam pelo trabalho que exercem dentro da organização;
– Todos sabem o que devem ser feito e buscam fazer da melhor forma que podem;
– Existe um alinhamento de objetivos entre a empresa e os colaboradores;
– O ambiente é motivador e estimula os funcionários a produzirem mais e ainda com melhor qualidade.

2- Cultura da Culpa

– Tem como características marcantes os conflitos internos, desconfiança e falta de responsabilidade;
– Dos gestores aos funcionários, todos transferem a culpa entre si por erros e resultados negativos;
– Não há muito aprendizado nessa cultura, pois todos agem como se tudo soubessem;
– Essa postura é um reflexo das mais altas camadas da empresa que se estende por toda ela.

3- Cultura de Quem Respeita a Marca

– Os objetivos da empresa é um fator comum a todos que trabalham no local;
– Todos trabalham buscando os melhores resultados;
– É marcada por um grande poder de liderança;
– As camadas mais altas conseguem repassar seus valores aos colaboradores;
– Gera motivação e empenho nos funcionários;
-Foco maior no coletivo e menor no individual;
– Ainda assim, é possível existir conflitos, pois uns tendem a se destacar mais que outros.

4- Cultura Multidirecional

– Muita competição e individualismo;
– Ambiente difícil para liderar e identificar competências;
– As pessoas não estão dispostas a se ajudar;
– O ambiente não é saudável e sustentável.

5- Cultura do Viva e Deixe Viver

– Não existe plano de carreira;
– Desvalorização do funcionário;
– Não dão feedback sobre os funcionários;
– Essa cultura gera desmotivação aos colaboradores, pois sabem que estão estagnados e não serão avaliador por nenhum setor.

Obrigada por ler até aqui! Volte sempre 😉



Sobre o Autor

Louise Andrade administrator

Estudante de Marketing Digital e Data Science na FIAP.

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